sexta-feira, 18 de março de 2011

O que são Homem Integral, Corpo Material, Alma e Perispírito ?

O título desta postagem, traz algumas questões cruciais para o entendimento da visão do ser humano segundo a Doutrina Espírita, que nos diz que o homem é constituído por um corpo material alma ou ser imaterial e o perispírito. Essa, então, é a constituição do Homem Integral.

Vejamos então essas figuras, na Doutrina Espírita, mas especificamente segundo o Livro dos Espíritos.
O corpo material serve de envoltório da alma ou espírito em cada uma das reencarnações para que a alma possa realizar o seu aprendizado, afim de evoluir. O corpo material, análogo ao dos animais e animado pelo mesmo princípio vital, ou seja, nesse ponto homem e animais são iguais.
 
Segundo a doutrina, o corpo pode existir sem a alma, já que antes do nascimento essa união ainda não é definitiva. Isso pode acontecer, obviamente no caso de morte do corpo, que se dá quando a alma abandona o corpo, cessando então a animação do corpo (Livro dos Espíritos, Parte 2, Cap. II)
 
A alma ou ser imaterial, que é o espírito encarnado no corpo, ou seja, o princípio inteligente que dá animação ao corpo. Assim, o corpo nada mais é que o envoltório da alma ou espírito em cada uma das reencarnações para que a alma possa realizar o seu aprendizado, afim de evoluir. Pode-se dizer também, que o Espírito é o corpo mental do homem.

Segundo a doutrina, a Alma ou  Espírito, pode existir sem o corpo, visto que é ele quem dá animação, dá vida ao corpo. É também denominado de "Princípio Inteligente". A Alma pertence ao mundo espiritual, que , segundo a Doutrina, é o mundo normal, primitivo, eterno, preexistente e sobrevivente a tudo (Livro dos Espíritos, Introdução, ítem VI). 

A Alma não morre nunca e é ligado ao corpo, pelo chamado princípio intermediário, também conhecido como  Perispírito, cordão fluídico, que veremos a seguir.

Segundo o Livro dos Espíritos, é a substância fluídica que envolve o Espírito, assaz vaporosa o que lhe permite elevar-se na atmosfera e transportar-se aonde queira (Livro dos Espíritos, Parte 2, Cap. I).

Essa substância tem forma determinada de acordo com a vontade do espírito e pode ser perceptível, quer em sonhos, quer no estado de vigília.

Ainda, segundo o Livro dos Espíritos, os perispíritos são formados a partir do fluido cósmico universal do mundo em que se encontram, por isso não são idênticos em todos os mundos. Quando os espíritos vêm ao nosso mundo tomam um perispírito mais grosseiro. Passando de um mundo para outro, mudam de envoltório, como o homem que muda de roupa. Pode-se dizer que o Perispírito é o corpo espiritual do homem, o corpo astral.

Há mundos onde o Espírito, deixando de revestir corpos materiais só possui como envoltório o perispírito e este é tão etéreo que para nós é como se não existisse (esse é o estado dos espíritos puros) (Livro dos Espíritos, Parte 2, Cap. IV).
 ---------------------------------
Fonte: Livro dos Espíritos
            http://ideiaespirita.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário