sábado, 7 de janeiro de 2012

Curiosidades Religiosas: Diversidade Religiosa no Brasil

O Brasil é o país de maior diversidade religiosa no mundo. Aqui encontramos representações das mais diversas religiões do mundo.

O Brasil também, caracteriza-se pelo sincretismo religioso,fruto da miscigenação cultural e dos vários processos imigratórios ao longo de sua história. Aqui encontramos diversas religiões (cristã, islâmica, afro-brasileira, judaíca, etc). O Brasil é um Estado Laico, onde existe liberdade de culto religioso e também a separação entre Estado e Igreja.

Mas, nem sempre foi assim.O Brasil já teve como religião oficial o catolicismo, fruto da colonização portuguesa. Essa situação durou até a Constituição Republicana de 1891, que instituiu o Estado laico. Desde então as demais constituições prevêem essa separação entre o Estado e Religião. A atual Constituição Brasileira prevê a liberdade de religião e a Igreja e o Estado estão oficialmente separados e proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa, sendo sua prática livre no país.

Segundo o Censo de 2000, ó último sobre a contagem de religiões a população brasileira é majoritariamente cristã (89%), sendo sua maior parte católica (70%).

Nesse Censo,também, conta-se mais de 1,5 milhão de espíritas ou kardecistas que seguem a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec. Apesar de ser o país com o maior número de Espíritas no mundo, o número oficial de adeptos da Doutrina Espírita ainda é irrisório. Mas, não esqueçamos que a Doutrina Espirita foi introduzida no país ainda na metade do século XIX, sendo sua história muito recente.

Esses dados podem ser apreciados na Tabela abaixo.
  Religiões no Brasil (Censo de 2000
-----------------------------
Mas, o Censo foi mais além e ainda contou o número de adeptos discriminando por igrejas/crenças, como veremos a seguir.

Existem entre os cristãos muitas outras denominações religiosas no Brasil, entre as quais igrejas com orientação doutrinárias diversas como: pentecostais, neopentecostais, episcopais, metodistas, luteranas e batistas, seguidores da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Entre seguidores de outras religiões contam-se judeus, muçulmanos, budistas, neopagãos e seguidores do candomblé e da umbanda.

Cerca de 7,4% da população (cerca de 12,5 milhões de pessoas) declarou-se sem religião, podendo ser agnósticos, ateus ou deístas. Esses dados podem ser apreciados na Tabela abaixo.

Nesse Censo,também, conta-se mais de 1,5 milhão de espíritas ou kardecistas que seguem a doutrina espírita, codificada por Allan Kardec.

Fonte: IBGE - censo Demográfico de 2000

Nenhum comentário:

Postar um comentário