segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Curiosidades Religiosas: quantos Papas já existiram?

A palavra Papa (possivelmente provém do Latim "Papa", do Grego πάππας. Pappas é uma palavra carinhosa para pai). O Papa é o Bispo de Roma, e como tal, é o líder mundial da Igreja Católica (isto é, do Rito Latino e das Igrejas Orientais Católicas em plena comunhão com Roma). O atual pontífice é o Papa Bento XVI,que foi eleito no conclave em 19 de abril de 2005 e é o Papa de número 266, e tem como nome verdadeiro Joseph Alois Ratzinger.

O primeiro Papa foi o Apóstolo Pedro (São Pedro), Dos Papas que já existiram, 81 são reconhecidos como santos e 9 como abençoados.  Dos primeiros 32 Papas, 28 foram mártires, 10 tiveram mortes violentas e pelo menos 14 Papas abdicaram ou foram destituídos.

A grande maioria dos Papas tinha origem italiana ou romana. O menor papado foi o do Papa Estevão II, que morreu quatro dias após a sua eleição.  O maior foi o de Pio IX, que liderou a Santa Sé por 32 anos. O mais novo foi João II, eleito com aproximadamente 18 anos de idade. O mais velho Gregório IX viveu mais de 14 anos após a sua eleição, até os 86 anos de idade.

Os Papas costumavam manter seus próprios nomes após a eleição. A tradição de escolher um novo nome começou quando o padre romano Mercúrio assumiu o nome de João II, em 533, para que a igreja não tivesse um Papa com o nome de um deus pagão.

Atualmente temos o Papa Francisco, argentino, único sul americano e conhecido como o Papa do outro lado do mundo.

Abaixo discriminamos as quantidades de Papas que existiram, por nacionalidade.

Italianos                                   212
Franceses                                  17
Gregos                                      11
Sírios                                          6
Alemães                                     6
Espanhóis                                   3
Norte-Africanos                         3
Antiga Dalmácia                        2
Portugueses                                2
Inglês                                         1
Holandês                                    1
Cretense                                     1
Polaco                                        1
Argentino                                   1 (único sul americano)

Se você quiser saber mais sobre os Papas que já existiram, tais como o nome adotado, o período em que pontificaram e outras informações a eles pertinentes clique aqui.
--------------------------------------------------------------


          Discovery Brasil

3 comentários:

  1. so exite no espaço cideral,o diabo e seus anjos (espiritos)q foram expulsos do CÉU, e nós humanos sobre a face da terra.
    fora disso DEUS disse que quando morremos o espirito volta DEUS que o deu.
    então so tem poder de se comunicar conosco somente DEUS! e o diabo e seus anjos, pois o diabo tem poder decer fogo do ceu na terra, se cremos em DEUS ele nos atende e se cremos em espiritos quem nos atendende????? pois os mortos estao aguardando o juiso e seu espirito voltou a DEUS, quem esta falando, quem conhece o seu passado,e não o futuro????
    agora te digo que somente DEUS sabe o seu futuro. Reflita .... mortos não tem poder, somente dorme. abraço.

    ResponderExcluir
  2. -Este é um espaço democrático e respeitamos todas as opiniões, por isso estou postando seu comentário, muito embora você tenha se manifestado de forma anônima. Um abraço!!!

    ResponderExcluir